sábado, 24 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL, GALERA!

Dia 25 de dezembro, além de alegria de reencontrarmos com os nossos os familiares e reforçarmos nossos laços, é dia tambem, pelo menos em nosso calendário,a data de nascimento do personagem principal de toda a história, Jesus Cristo.

No futebol, vários clubes escolheram essa data tão especial para dar início a sua vida. Entre eles, podemos citar:

Barracão de Bento Gonçalves

Time de futebol de uma das mais tradicionais cidade da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves. Foi fundado nesta data, em 1956.

DEFELÊ
 O Defelê foi idealizado por Wander Marques Abdala, que formou um time de peladas no Departamento de Força e Luz. Quando percebeu que já havia até torcida organizada, ele pegou logo Didi Carvalho, pai de Péricles, para treinador. Na época, já haviam Guará, Rabelo, Grêmio Brasiliense, Planalto, Pederneiras, Alvorada, Real e outros. Enquanto isto, O DFLFC virou Defelê por que estava em moda nomes como Fenemê. Mas o lançador da pronúncia foi o locutor Jorge Curi, que veio transmitir um jogo na cidade e achou difícil ficar falando Dê-éfe-éle. Então sapecou Defelê para todo o lado.

O primeiro treino do Defelê, nome como foi registrado na FDB, foi a 25/12/1959, pela manhã no acampamento do DFL, que se chamava Empures. Ainda não havia nome para o time e entre os peladeiros somente Wander Abdala, Samuel e Laci Pedersoli sabiam para onde ia a bola. Logo veio o primeiro jogo, contra o time de EBE - Empresa Brasiliense de Engenharia, que deu uma goleada, de 5 x 0, em seu acampamento. Mas, para compensar, a EBE deu o primeiro jogo de camisas que o Defelê usou. Eram camisas pretas, que mais tarde foram trocadas para vermelho, as cores da DFL. Na revanche, o Defelê deu de 6 x 1 na EBE, mas com a equipe reforçada de Lufi, do Guará.

PAULISTANO DE ARACAJU
(Sem escudo)
Time de futebol amador com sede no bairro Cirurgia, em Aracaju. Foi fundado em 1955.
 
TOSSAN FC
A historia deste clube amador do bairro Itaim Paulista, na Zona Leste da capital paulista, teve inicio ha 34 anos, nessa mesma data, quando Adelino Paulino, torcedor do Santos, comprou 11 camisas brancas e pretas  e pediu para que sua esposa, Osmarina, uma eximia costureira, bordasse o escudo do time para o qual torcia em cada um dos uniformes. Nascia, então, o Tossan, cujo nome, segundo o seu fundador, são as sílabas de Santos lidas de tras para frente.
 
FLUMINENSE DE BELÉM
 Inspirado no famoso tricolor carioca, que na epoca ja arrancava suspiro dos admiradores do futebol, foi fundado, com o mesmo escudo e cores, o Fluminense de Belém, em 1965.

PALMEIRAS F.C.
Igual ao Fluminense acima, o Palmeiras de Franca também  foi inspirado num dos grandes times do futebol nacional. Sua historia se parece com a do clube que o inspirou. Foi fundado, inicialmente, como Palestra Italia, depois, com a Segunda Guerra, muda de nome para Palmeiras, como permanece ate aos dias atuais. Como profissional, a associação fez 16 atuações nos campeonatos paulistas de divisões inferiores. A mais recente delas, que também foi a ultima, foi em 1994, na extinta Quinta divisão.

GUAÍBA F.C.
Apesar de nunca ter participado de um campeonato profissional, o Guaiba F.C., time de futebol da cidade homonima, orgulha o seu povo com suas atuações e diversos campeonatos ganhos. Tendo seu auge de 67 a 1974,quando conquistou tres campeonatos citadinos. O time cujo apelido é Alvi-azul, foi fundado em 1946.

QUE ESTE NATAL SEJA REPLETO DE ALEGRIAS E REALIZAÇÕES PARA TODOS NÓS!!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Mais escudinhos

O Juventus,tradicional equipe de Bezerros, cidade a 102 km de Recife,está completando 33 anos de existência. Gavião, como é apelidado,joga tambem nas quadras, onde assim como no campo, tem muitas conquistas.

Outro aniversariante, é o Bola Sexta de Cabo Frio. Fundado em 1988, o clube tambem nas quadras e nos campos de society.

Por fim, segue o escudo do America de Gravataí. Pelo formato do escudo, podemos pressupor que ele tenha sido inspirado no America do São José do Rio Preto,e não no clube do mesmo nome do Rio.

São apenas suposições ou, como diria o Chaves, supositórios. Mas mesmo assim vale a pena postar.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Escudinhos do dia

Esporte Clube São José, de Cambará, cidade do interior paranaense que já contou com presença da Cambaraense no profissionalismo. Um dos aniversariantes do dia, disputa somente competições amadoras.
O Palmital Atlético, outro clube que tambem completa aniversario na data de hoje, já atuou e foi campeão como profissional. Hoje, porém, suas atividades estão limitadas ao amadorismo.
Em homenagem ao clube espanhol que apenas confirmou seu favoritismo hoje, o barcelona, segue o escudo do clube carioca do mesmo nome, do bairro santa cruz.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Escudos de São Caetano - PARTE I

  Apesar do azulão, a Associação Desportivao São Caetano do Sul, nao estar numa boa fase, o futebol amador da cidade vem se mantendo firme. Luiz Romano, designer grafico, pesquisador do futebol e morador do municipio, me enviou alguns escudinhos de clubes filiados a liga local.

Sete de Setembro- um dos mais antigos clubes da cidade, foi fundado em 1945,

Cerca de nove anos mais antigo, o Vila Alpina,do bairro de mesmo nome, que no inicio pertencia a São Paulo, já esteve presente em competições profissionais, somando tres participações em divisões menores do Paulistão.


domingo, 4 de dezembro de 2011

TABAJARA DA MOOCA

Quando lemos ou ouvimos falar da Mooca - simpatico bairro de colonização italiana na cidade de São Paulo-  logo lembramos no Juventus ou de tradicionais clubes amadores amadores como Parque da Mooca e Paulista . O que poucos sabem, porem, é que esse bairro é sede de uma equipe de futebol salão, o Tabajara F.C. (escudo ao lado).




O nome da equipe, ao contrario de muitos times que surgiram depous ou durante ao time ficticio criado pela Rede Globo, é homenagem aos indios, que povoaram a localidade antes da chegada dos italianos.

Não deixem de acessar, também, o meu novo blog: http://futebolamadoremfotos.blogspot.com/  . Aqui voces podem divulgar a equipe de futebol do seu bairro, atraves de fotos e história. Nao perca mais tempo, entre já nessa!!

VÁ EM PAZ, MAGRÃO! NÃO CHORA SOMENTE UM CLUBE, CHORA UMA NAÇÃO!