sábado, 31 de março de 2012

Íbis: a origem do Pior do Mundo

Todos estão carecas de ouvir falar no Íbis Sport Club, o clube pernambucano mundialmente conhecido como o Pior Time do Mundo...no entanto, poucos conhecem a origem do seu nome, cores, escudo e mascote. Vira e mexe alguém diz que o universo simbólico em torno do Pássaro Preto remonta ao famoso Sport Club do Recife, o Leão da Ilha do Retiro. Nada mais errado de se afirmar, caro leitor...

O Íbis foi fundado em 15 de novembro de 1938 com o objetivo de servir de meio de entretenimento para os funcionários da empresa Tecelagem Seda e Algodão de Pernambuco (TSAP), cuja logomarca era esta a seguir:



Como se percebe de cara, as cores, o escudo e o mascote da TSAP são praticamente as mesmas do atual escudo do Íbis (logo abaixo). Acerca do nome do clube, vale lembrar que o íbis era um pássaro tido como sagrado no Egito antigo, fazendo inclusive parte da mitologia da terra dos faraós. Geralmente era associado ao deus da sabedoria Thoth, que possuiria o corpo de homem e a cabeça dessa ave.


Como curiosidade, vale dizer que em 2008 o clube promoveu eleição para a escolha de um novo escudo para o Íbis, mais condizente com os ares do século XXI, segundo afirmava a própria diretoria. A opção vencedora foi esta aí abaixo (bem bonita, por sinal!):


No entanto, até hoje a torcida parece preferir o escudo tradicional, aquele que traz consigo as marcas expressivas das memoráveis e inesquecíveis derrotas do Pior Time do Mundo ao longo de seus 73 anos!


Fonte: http://ibis-pe.blogspot.com.br/2012/03/origem-do-escudo-do-ibis.html

terça-feira, 27 de março de 2012

Por dentro dos estaduais - Camaçariense

O Camaçariense ou Dragão, como é carinhosamente conhecido, volta a disputar profissionalmente esse ano, na terceira divisão Baiana. Ao lado de Atlantico, Astro e Cruzeiro, a equipe tenta o inedito titulo, o segundo da sua carreira, ja que levantou o trofeu de campea da segundona baiana em 2003.
 Fundado ha pouco mais de nove anos, em dezembro de 2002, a equipe de Camaçari já marcou presença na elite do futebol baiano, com a conquista da serie B do campeonato, como citado anteriormente. Esse sucesso, porem, teve seu fim tres anos depois. Na disputa do torneio da morte, que derruba uma equipe do torneio, o dragão levou a pior ao disputar com a associação desportiva catuense, que permaneceu na elite.

E hoje, apos a pessima campanha na serie b do ano passado, na qual ficou com a 10 colocação, o clube, com a volta da terceira divisao, ate entao extinta, volta aos gramados numa divisao abaixo.

COMERCIAL DE DESTERRO (PB)

 Mesmo com cerca de 7 mil habitantes, a pequena Desterro, na região da Serra do Teixeira, tem time de futebol e até campeonato. O Comercial,um dos mais tradicionais deles, é o foco desse texto. Criado em 1989, o clube está sempre presente nos tradicionais campeonatos amadores. Atualmente, disputa a III copa de taperoá, que mesmo envolvendo seleções amadores, a equipe desterrense ganhou direito de partipar.Alem desse, a equipe esta sempre disputando a Copa do Sertão da PB, tradicional torneio da região de Patos que conta com seleções e times amadores.

O time paraibano se orgulha tambem, além dos campeonatos e titulos, de ter  revelado alguns jogadores ao futebol  profissional, caso do atacante Valderio, que atuou no Esporte e no Nacional, de Patos.

O comercial, o mais invejado de todos, tambem tem um blog, onde voces poderão encontrar fotos, noticias e forma de contato. Uma excelente forma de se mostrar e divulgar seus jogos nesse mundo virtual.
http://comercialfutebolclubedesterro.blogspot.com.br/

sábado, 17 de março de 2012

CRUZEIRO DE DORES DO INDAIÁ

 O Cruzeiro, fundado em 1943, é um dos clubes mais tradionais do futebol dorense. Mesmo com todos esses anos, a equipe jamais conquistou um titulos de importancia. E hoje,porem, encontra-se inativo.

FERROVIÁRIO DO ESTREITO

 A historia deste simpatico clube amador da cidade de Estreito, a 750 km da capital maranhense, é recente, tendo seu inicio no ano 2000. Os irmaos Vilma  e Cosmo Pereira da Silva, juntos de seus amigos, resolveram criar um time de futebol. No seguinte, participa de seu primeiro campeonato, na terceira divisao, e fica com o segundo lugar. Era o inicio de uma vida vitoriosa,mesmo nao tendo ganho nenhum titulo. Hoje, o clube encontra-se na elite do futebol local, com um elenco de primeira, contando ate com jogadores profissionais, como é o caso do meio-campista Ézio, ex- Gama/DF; do atacante Cleiton e do lateral Angola, vindos do Tocantinopolis.E não para por aí, o clube contou ainda com a presença do ex- atacante Fontinele, que atuou como profissional no clube do Remo/PA.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Por dentro dos estaduais: VALENÇA DO PIAUÍ (PI)

Em 2012, apos boa campanha no estadual de amadores, a seleção de valença do piaui, da  cidade a 224 km de teresina, finalmente resolve se profissionalizar. Nasce entao o valença do piaui esporte clube, que se increve para a disputa da segunda divisao estadual deste ano. Durante este torneio,a equipe mandará os seus jogos no estádio Gaudêncio Veloso, com capacidade para 1.500 espectadores.

domingo, 4 de março de 2012

ITATIBA ESPORTE CLUBE - 75 ANOS

 Galera, o Itatiba Esporte Clube, da minha cidade,que é do mesmo nome, está comemorando 75 anos de existencia. Em homenagem, vou relatar aqui um pouco de sua historia, que começa na decada de 30,...


... quando um grupo de jovens, liderados por Danton (o unico dos fundadores ainda vivo), que se reuniam constantemente nas adjacencias da rua Francisco Glicerio, resolveram criar um time de futebol. Nascia o Juvenil Itatiba, nas cores preto e branco. Com o passar do tempo, o que era apenas um time,passou a ser um clube, mudando o nome para itatiba esporte clube, hoje um dos maiores e mais equipados da região.

Em 19 de Junho de 1960 a equipe do Itatiba Esporte Clube “Rubro Negro” entrou em campo pela primeira vez em estréia na 3ª Divisão do Campeonato Paulista de Futebol, recebendo em nosso estádio a equipe da Cerâmica de São Caetano do Sul, hoje A.D. São Caetano, ficando o placar em 2x3 para os visitantes.
 Foram seis emocionantes anos como profissional, até pedir licenciamento,em 1966. A equipe treinava e mandava os seus jogos no estádio Francisco Bartholomeu, que hoje pertence ao Rosita, um outro clube tradicional na cidade. Segundo um de seus jogadores, que jogou pelo clube durante a era profissional, o clube e o municipio sabiam dar valor ao esporte profissional. Alem de pagar bem os seus atletas, enchiam o seu estadio nas manhas de domingo pra ver o Rubro Negro jogar.

Hoje, embora tendo deixado de lado o profissionalismo, a equipe nao deixa de ser grande. Junto com outras 10, disputa o campeonato de uma das ligas amadoras mais disputadas do estado,tendo,inclusive, ate representado a cidade no torneio amador do estado.

Por dentro dos estaduais - Atlântico (BA)

  Sediado no municipio de Lauro de Freitas, o Atlantico retorna ao futebol profissional este ano A equipe baiana disputa a terceira divisao de profissinais junto com o são cristovão, ja citado aqui anteriormente, na volta da competição. Olhando para o clube em si, aparenta ser um clube normal, assim como milhares de outros pequenos que existem por aí. Contudo, se visitarmos o seu estádio, o Sítio do Caju, veremos algo completamente fora dos padroes. O local é considerado um dos estádios mais pitorescos do Brasil, na parte central de sua arquibancada encontra-se uma varanda com piscina para convidados, as laterais das arquibancadas são no estilo comum ao demais estádios. No lado oposto a arquibancada e atrás das linhas de fundo fica uma densa floresta de mata atlântica separada do campo por apenas uma grande rede. O estilo inovador da arquibancada foi apelidado de Imperador onde o presidente, sua família e convidados ficam em uma confortável varanda com piscina, enquanto o resto dos torcedores ficam em arquibancadas comuns.

Por dentro dos estaduais - Bonitto (MS)

 Bonitto (com dois "T"'s)é um clube de futebol da cidade homonima ,no Mato Grosso do Sul. Fundado em março de 2004, o clube está de volta aos certames profissinais após alguns longos anos afastado.

A explicação para o dois os "T"s, segundo algumas materias que li na internet na epoca de sua fundação,é que seu fundador,alertado pelo seu orientador dos astros,decidiu por colocar mais um "T" no nome para, digamos,dar mais sorte ao time.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Por dentro dos estaduais - Portuguesa Sul -Matogrossense

Conheça a Portguesa de Campo Grande, um dos times da segunda divisao sul matogrossense de profissionais.

 Inspirado no tradicional clube paulistano do mesmo nome, a Lusa de Campo Grande ja acumula alguns anos de existencia. A equipe nasceu em janeiro de 2004, no campo do Ginásio Guanandizão,na capital do Mato Grosso do Sul. Logo em seu primeiro ano de existencia, participa da segunda divisão estadual.O sucesso, porém, nao veio e a equipe termina o campeonato na ultima colocação.