Todos estão carecas de ouvir falar no Íbis Sport Club, o clube pernambucano mundialmente conhecido como o Pior Time do Mundo...no entanto, poucos conhecem a origem do seu nome, cores, escudo e mascote. Vira e mexe alguém diz que o universo simbólico em torno do Pássaro Preto remonta ao famoso Sport Club do Recife, o Leão da Ilha do Retiro. Nada mais errado de se afirmar, caro leitor...
O Íbis foi fundado em 15 de novembro de 1938 com o objetivo de servir de meio de entretenimento para os funcionários da empresa Tecelagem Seda e Algodão de Pernambuco (TSAP), cuja logomarca era esta a seguir:
Como se percebe de cara, as cores, o escudo e o mascote da TSAP são praticamente as mesmas do atual escudo do Íbis (logo abaixo). Acerca do nome do clube, vale lembrar que o íbis era um pássaro tido como sagrado no Egito antigo, fazendo inclusive parte da mitologia da terra dos faraós. Geralmente era associado ao deus da sabedoria Thoth, que possuiria o corpo de homem e a cabeça dessa ave.
Como curiosidade, vale dizer que em 2008 o clube promoveu eleição para a escolha de um novo escudo para o Íbis, mais condizente com os ares do século XXI, segundo afirmava a própria diretoria. A opção vencedora foi esta aí abaixo (bem bonita, por sinal!):
No entanto, até hoje a torcida parece preferir o escudo tradicional, aquele que traz consigo as marcas expressivas das memoráveis e inesquecíveis derrotas do Pior Time do Mundo ao longo de seus 73 anos!
Fonte: http://ibis-pe.blogspot.com.br/2012/03/origem-do-escudo-do-ibis.html