segunda-feira, 21 de março de 2011

O FUTEBOL POR ÁGUA ABAIXO DE TUVALU

 Há pouco o mundo "tremeu" junto com o Japão. Junto com o forte terremoto veio, como se já não bastasse, o tsunami. Não muito longe dali, no Oceano Pacifico, nas pequenas ilhas da Oceania, esse mesmo tsunami, embora mais fraco, entrou em contato com Tuvalu. País esse que está ameado de submergir devido ao descongelamento das geleiras e, sendo assim, aumento do nível do mar. Tuvalu é praticamente ao nível do mar, seu ponto mais alto não passa dos sete metros.

 Tuvalu,cuja capital é Vaiaku,é um conjunto de pequenas ilhas no Oceano Pacifico,perto de Tokelau e Kiribati. Cujo nome significa grupo de oito,Tuvalu é formado por nove atóis,nas quais oito são habitadas.

Apesar de ser um pequeno país e com pouquíssimos,a ilha de colonização britânica conta,sim,com futebol. Criado em 1976,a federação de futebol de Tuvalu é um orgão não filiado a FIFA e filiado a OFC (orgão maior do futebol da Oceania) desde 2006.

Por não ser filiado a FIFA,Tuvalu não pode disputar uma Copa do Mundo caso classifique.Mesmo isso estando longe de acontecer,Tuvalu sempre disputa a Eliminatorias.
 Em meio as times ruins,o país consegue superar as adversidades colocando-se entre os piores. Levando goledade desde o seu primeiro jogo,em 1979,quando perdeu de 18 a zero para Taiti, a seleção das lindas praias e vista é um verdadeiro saco de pancada nas competições. Nunca tendo passado da primeira fase,Tuvalu coleciona derrotas e mais derrotas. A maior delas foi em seu primeiro jogo,quando perdeu para uma outra seleção de baixo nivel por 18 x0,o Taiti.

Contudo,nem são derrotas para este time. Em junho de 2003,a seleção teve,o que seria ate entao,sua ultima vitoria. Este jogo,que provavelmente ficou marcado para os Tuvaluanos, foi contra Kiribati. Ganhando pela diferença minima de gols,3x2,a seleção de cores azul,amarelo e branco venceu o unico jogo daquela edição da Copa Pacifico Sul. Essa não é a unica conquista do time.Há mais de 30 anos,em agosto de 1979,a seleção "goleou" Tonga por 5a 3 e,um mes depois,em setembro,no jogo de volta,'goleou de novo. Desta vez,o placar foi de 7 a 5.Mas Tuvalu não pretendo conquistar vitorias somente dentro dos gramados. Em 2008,afim de conseguir adesão plena,o Primeiro-ministro de Tuvalu e o Presidente da associação de futebol local foram á sede da FIFA em Zurich,na Suiça.Esta visita,portanto,serviu de apelo afim de filiarem-se á aquele orgão.






POR ANDRÉ MARTINS

GOSTOU? ENTÃO,COMENTE!

2 comentários:

  1. Tuvalu empatou em 1 a 1 com o Taiti nos Jogos do Pacífico de 2007, que serviram como eliminatórias da Oceania para a Copa de 2010, o que foi um bom resultado para eles. Em 2011, eles disputarão de novo o torneio e estão perto de se tornarem um novo membro da FIFA. Boas sorte pros tuvalenses!

    ResponderExcluir
  2. acho dificil ele filiarem-se tão rapido,caro. Ha algum tempo a federação tuvaluana estão "correndo" atras da FIFA afim de conseguirem tal vaguinha. Ate o primeiro-ministro e o presidente da federação fizeram uma viagem à Suiça,sede da FIFA,afim de agradarem aos dirigentes.

    ResponderExcluir