sábado, 27 de agosto de 2011

CLUBE DO DIA : PALMEIRAS DE PEDRA BELA

Em homenagem ao 97 aniversario do Palmeiras que aconteceu esta semana,segue mais um escudinho pra voce,palmeirense,colecionador e amante do futebol!

A pequena cidade de Pedra Bela,perto de Bragança Paulista,jamais teve um representante no profissionalismo. O Palmeiras,o representante mais antigo e tradicional daquela cidade,foi inspirado no clube paulistano de mesmo nome e é tão antigo quanto. Veja abaixo a historia do clube retirada do site do jornal de Bragança:

Pedra Bela, com cerca de 6.000 habitantes, está localizada na Serra da Mantiqueira, a uma altitude média de 1.100 metros. O povoado que deu origem à cidade tinha como denominação Santa Cruz do Feital e foi fundado por José Antonio de Oliveira em 1869, integrando o apogeu paulista do ciclo do café. Em 1929 o povoado tornou-se Distrito de Bragança e em 1930 foi elevado à categoria de Vila. Em 1945, o nome da Vila da Pedra Grande foi alterado para Pedra Bela. A emancipação político-administrativa deu-se em janeiro de 1964.

O futebol nasceu na época do povoado




O povoado de Santa Cruz do Feital tinha em Terencio Filipini um grande incentivador do esporte entre seus poucos habitantes e foi ele que, em 1923, fundou o Palmeiras Futebol Clube.



E o Palmeiras Futebol Clube acompanhou todo o crescimento e desenvolvimento do povoado e encarou grandes desafios contra times de Bragança e região que subiam a “serra” a fim de enfrentar e tentar vencer o alviverde local.

O coreto aos domingos, a Padaria Palmeiras com seus pães e doces, as belezas naturais do local e o futebol do Palmeiras FC enchiam de orgulho seus habitantes. Em 1931, Irineu Porto, presidente do time, informou na secção livre do Bragança Jornal que a diretoria resolveu instituir o 1º campeonato do “Distrito” e o vencedor ficaria em posse de rica taça. A taça ficou em poder do alviverde e provocou no FC São José do Taboão a disputa de uma nova Taça, que recebeu o nome de “Casa São José”, a ser disputada no ground do Taboão, em Bragança. Ao final da partida, o presidente do São José comemorou a vitória de sua equipe por 5x1 contra o Palmeiras FC, com a seguinte frase: “Está taça não vai subir a serra”, devido a alto poderio da equipe da Vila da Pedra Grande, que naquele dia não praticou o seu melhor futebol.

Devido ao esquadrão montado, o Palmeiras FC era requisitado frequentemente para a realização de jogos na região e duas vitórias ficariam registradas nas hostes alviverdes para sempre, pois o time jogou em 27 e 28 de junho de 1931 contra Boa Vista FC e Vargem FC, vencendo-os por 6x0 e 5x0 respectivamente.




Em 1932 o Palmeiras FC tinha o luxo de reeleger Irineu Porto novamente para presidente e manter ainda em sua diretoria três presidentes honorários: Amadeu Felix de Simas, Bernardino de Lima Paes e Antonio Bueno de Miranda, e como secretário Domingos Centofante.



Uma breve paralisação devido a Revolução de 32 faz com a equipe fosse reorganizada em 15/11/1934 no cinema Perazzolo da então Vila de Pedra Grande, tendo como presidente Carlos Ferraz de Camargo.



O Campeonato Municipal de 1949

O Palmeiras FC disputou o 1º Campeonato Municipal pela S.C.F.A. Sub-Comissão Municipal de Futebol e Atletismo e terminou na 6ª colocação com 6 pontos perdidos em 12 disputados. A estreia aconteceu no Estádio das Pedras em 14/08 com derrota para o grande rival Pinhalzinho FC por 4x2. Participaram do campeonato as equipes do Pinhalzinho FC, que foi a grande campeã, a SE Galo Branco, vice-campeã, Palmeiras FC, Atibaianos, Guaripocaba FC, Santa Cruz e Santa Cristina.




Campeão Bragantino de Futebol em 1969



A Liga Bragantina de Futebol através de seu novo presidente, Jesus Octaviano, fez realizar novamente o campeonato amador da cidade após três longos anos de paralisação devido à punição imposta pela FPF.



Na disputa pelo título estavam Ferroviários AC, Legionário EC, GE Leitesol, Amadores do CA Bragantino, Palmeiras FC e seu grande rival, Pinhalzinho FC.

O campeonato teve início em 21/09 com o clássico Palmeiras FC 1x1 Pinhalzinho FC; porém a segunda rodada foi marcada por um feito espetacular do alviverde da serra; que em pleno estádio Marcelo Stefani derrotou os amadores do Bragantino por 6x1. Leia mais em :http://bjd.com.br/site/noticia.php?id_editoria=9&id_noticia=736






Nenhum comentário:

Postar um comentário