sábado, 31 de março de 2012

Íbis: a origem do Pior do Mundo

Todos estão carecas de ouvir falar no Íbis Sport Club, o clube pernambucano mundialmente conhecido como o Pior Time do Mundo...no entanto, poucos conhecem a origem do seu nome, cores, escudo e mascote. Vira e mexe alguém diz que o universo simbólico em torno do Pássaro Preto remonta ao famoso Sport Club do Recife, o Leão da Ilha do Retiro. Nada mais errado de se afirmar, caro leitor...

O Íbis foi fundado em 15 de novembro de 1938 com o objetivo de servir de meio de entretenimento para os funcionários da empresa Tecelagem Seda e Algodão de Pernambuco (TSAP), cuja logomarca era esta a seguir:



Como se percebe de cara, as cores, o escudo e o mascote da TSAP são praticamente as mesmas do atual escudo do Íbis (logo abaixo). Acerca do nome do clube, vale lembrar que o íbis era um pássaro tido como sagrado no Egito antigo, fazendo inclusive parte da mitologia da terra dos faraós. Geralmente era associado ao deus da sabedoria Thoth, que possuiria o corpo de homem e a cabeça dessa ave.


Como curiosidade, vale dizer que em 2008 o clube promoveu eleição para a escolha de um novo escudo para o Íbis, mais condizente com os ares do século XXI, segundo afirmava a própria diretoria. A opção vencedora foi esta aí abaixo (bem bonita, por sinal!):


No entanto, até hoje a torcida parece preferir o escudo tradicional, aquele que traz consigo as marcas expressivas das memoráveis e inesquecíveis derrotas do Pior Time do Mundo ao longo de seus 73 anos!


Fonte: http://ibis-pe.blogspot.com.br/2012/03/origem-do-escudo-do-ibis.html

4 comentários:

  1. boa,leozão! tamos precisando dar uma movimentada nesse blog. se vc tiver tempo,nao espero meu aval,fique a vontade para postar. estou tempo pouco tempo livre, ja q estou trabalhando numa agencia de jornalismo e estudando.

    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Valeu, André!
    Apesar de estar enfrentando uma fase bem difícil na vida, ontem fiz um esforço para dar uma contribuição ao blog...pode contar comigo!

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. entendo.como vc pode ver, o negocio aqui ja foi melhor. tinha epoca q os comentarios eram 10, 11. apesar de ser uma trabalheira, foi uma boa fase.

    ResponderExcluir
  4. Mas vai melhorar...é preciso apenas divulgar mais o blog, sobretudo no Facebook a cada nova postagem!
    Abração, André!

    ResponderExcluir