quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CLUBES EXTINTOS: ALIANÇA DE SÃO BERNARDO

Fala pessoal,tudo bem?...afim de animá-los,levantar o que está em baixo (não façam nenhuma graçinha),irei começar uma nova categoria de topico neste blog,os "Clubes Extintos".A ideia foi do nosso amigo e seguidor,Sérgio...então qualquer reclamação,quero que saibam que já tem a quem recorrer...Brincadeira!

E para inagurar,apresento-lhe o Aliança de São Bernardo,que também era como conhecido como o Aliança de Rudge Ramos.Clube que teve uma vida êfemera,mas que fizera sucesso:
Fundado por um grupo de amigos vizinhos,entre si,no tradicional bairro de Rudge Ramos e tambem Vila Marisa no ABC PAULISTA,ou melhor,São Bernardo.O Aliança nasceu de um jogo entre solteiros e casados,apos esse jogo,que tivera bonitos lances,surgiu a ideia de formar um time oficial,com uniforme e tudo.Então,sentados do no bar na AV Vergueiro,os membros ali presente,foi espalhando a novidade e em pouco tempo apareceram um grande numero de interessados para fazer parte dessa nova agremiação. (Note que,a ideia surgiu depois que todos estavam pra lá de Bagdá).

Quanto a escolha do nome-que não foi feita naquele mesmo dia,pois a situação dos caras já estava dificil sobre efeito do alcool,imagine então ter que escolher o nome do time- e sim,no outro dia,em que varios nomes foram citados,cada um defendido pelo idealizador,mas como iriam fundar um só time e não 45.Mario Bergamo,um dos que estava menos ébrio mais sóbrio e que tambem viria a ser presidente do time mais tarde,escreveu e disse "Aliança" e pos se explicar -"Quando eu era pequeno eu conheci um time com esse nome. Escrevi no papelzinho e foi a minha sugestão a escolhida”- que calorosamente aplaudido e pediram mais uma rodade de cerveja pra comemorar.O dia escolhido para fundação foi 7 de setembro,pois era o dia em que todos estavam de folga e assim poderia se reunir no bar e tomar mais outra.

PRIMEIRO TIME- Inscreveram o Aliança no campeonato municipal ainda naquele ano,1969,o time tornou-se conhecido na cidade por seus jogadores seus jogadores seguirem em caravana em direção ao estádio quando tinha jogo,o que os tornou conhecido como "time dos carros" -(Nome originalíssimo)-
Alguns anos depois,em 1975,o clube ganhou participação no Desafio ao Galo,que era transmitido aos domingos de manhã,pela TV RECORD.Naquele ano,o clube era assunto principal na televisão,pois havia ganho a competição de forma invicta,depois disso veio o Super Galo,que era uma especia do Desafio ao Galo no qual reunia todos os 20 melhores clubes que passaram pelo campeonato,e mais uma vez o Aliança tornava-se campeão,ao bater o Parque da Mooca numa eletrizante final.

PROFISSIONALISMO:
Depois de vencer tudo e todos,e o presidente insastifeito,pois ja estava cheio de ganhar,resolveu então inscrever o clube no profissionalismo.Sua estreia se deu em 1976 na segunda divisão do Paulista,em que o clube de São Bernardo bateu outro clube do ABC,o SAAD de São Caetano,pelo apertado placar de 2x1.Nesse jogo o clube Alinça virou motivo de piada ao estacionar sua antiga e caindo aos pedaços,kombi,ao lado do ônibus do rico time de São Caetano. Naquele ano o clube se tornara vice campeão e ganhava assim o acesso a divisão seguinte.Que não fizera boa campanha e sendo assim,rebaixado.

1981: Apos cinco anos no profissionalismo e duas finalíssimas,o clube Aliança chamou a atenção de outro tradicional clube da cidade,o São Bernardo,que estava licenciado desde 1960.O clube alvinegro,que pretendia voltar naquele ano,faz uma parceria com o Aliança e assim,assume sua identidade,com uniforme azul e branco,símbolo do Aliança acima do seu escudo e toma a vaga do time de Rudge Ramos.OS primeiros anos de parcerias foram otimos,conquistando um vice campeonato e terceiro lugar,contudo,em 1987,aconteceu o inprevisto.O clube começou a decair,aquele mesmo sucesso de antes não acontecia mais,e a parceria foi desfeita,colocando assim o FIM no Aliança.Que ate hoje permanece na memoria por um time de estrutura simples e um de um excelente elenco.

10 comentários:

  1. Legal essa matéria,gostei bastante,parabéns

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Poxa, Andre! Vc me fez chorar de sdds..Bons tempos e que jogadores.

      Excluir
  3. Gente, vi esse time jogar e ganhar do Velo em Rio Claro, em 1976. O craque do time era o China que acabou com o jogo.

    ResponderExcluir
  4. Lembro do esquadrão, Peru, Baitaca, Moacir, Júlio Amaral, jogava no Baetão, sempre ganhava dos adversários

    ResponderExcluir
  5. Lembro do esquadrão, Peru, Baitaca, Moacir, Júlio Amaral, jogava no Baetão, sempre ganhava dos adversários

    ResponderExcluir
  6. Me traz grandes recordações e saudades tinha grandes jogadores que jogaria em qualquer time do mundo

    ResponderExcluir
  7. Vi muitos jogos contra o meu Rio Branco de Americana Sp intermediária e meu tio mora atraz do Baetão campo do Aliança e assisti o jogo aí Saudades

    ResponderExcluir
  8. Gostaria tanto de fotos desse time .A infernal dupla de ataque Peru e Baitaca

    ResponderExcluir