sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cruzeiros diversos

 Pessoal,

aqui vocês já viram tópicos relacionados a America's e Corinthians.Continuando nessa sequência,na qual não sei de onde tirei,apresento a vocês -Sim! Voce mesmo que está sentado em frente ao pc,ao invès de estudar!- uma coletânea de escudos de vários cruzeiro's espalhados pelo norte a sul de nosso país:

É comum pensarmos que todos os Cruzeiro's foram inspirado no clube mineiro,o quê nao esta totalmente errado,sendo o clube mineiro é o melhor dos Cruzeiro em atividade.Mas,no RS,o caso é diferente.Lá a maioria dos cruzeiros existentes,foram inspirados no clube portoalegrense ,que foi fundado antes mesmo da Raposa.A exemplo o escudo ao lado,o Cruzeiro de São Borja,clube fundado em 1937,teve inspiração no clube da capital gaucha.
Assim como o de São Borja,o cruzeiro de Faxinal de Soturno,tambem do RS,teve inspiração no clube da capital gaúcha.Sua fundaçaõ remete a 1930.

Embora com o nome de Cruzeiro do Sul,percebe-se claramente que este foi inspirado no clube mineiro.Fundado em 1981,o clube de Suzano,grande SP,limita-se a disputar somente campeonatos amadores.

Também da Grande SP,o Cruzeiro de Cangaíba foi fundado em 1996 e assim como o time de Suzano,limita-se a disputar somente campeonatos amadores.

Voltando ao Sul do país (só mesmo aqui no blog,que voce viaja sme pagar nada.Se bem que,não é bem uma viagem mas,nada que umas boas doses de uísque não mude),mais precisamente na região de Lajeado,onde também existe um clube chamado Cruzeiro.Este,da cidade de Santa Clara do Sul,foi fundado em 1951 e é um dos mais tradicionais da região.Tambem,assim como os outros,limita-se somente ao amadorismo.

Enfim um Cruzeiro de cores diferentes.Fundado em 1931,o clube gaucho de Canguçu,é um dos mais tradicionais daquela pequena cidade.Tendo disputado o Estadual de amadores em 1987.
E olha como o nosso blog é itinerário,estavamos no sul do país e fomos parar na região Nordeste (mais uma vez reforço: não façam isso em casa.Primeiro que,irão gastar muito dinheiro,deixe por conta do blog).Extinto,o clube cujo mascote era uma hiena,foi fundado no de 1983 na famosa cidade de Arapiraca.Suas cores eram azul e branco e,é claro que inspirado no clube mineiro.
 Fundado no ano de 1932,o Cruzeiro ao lado é o do Distrito de Honório Bicalho,proximo a Nova Lima,cidade por onde disputa e é filiado a liga local.

Do território mais boliviano do Brasil,Acre,o Cruzeiro da cidade qte também leva o nome de cruzeiro do sul,foi fundado nos anos 60.
Clube da cidade de mesmo nome no Estado de SP,o Cruzeiro F.C. ou Verdão do Vale,como também é conhecido,foi fundado no ano de 1914 e por 11 ocasiões disputou no profissionalismo.
Não tão antigo quanto ao cruzeiro anterior,o clube de realengo,bairro da capital carioca,foi fundado em 1926 e tem como cores as mesmas da bandeira nacional,tirando é claro,o azul.
Eis um clube que foi inspirado no cruzeiro de BH.O clube de bom despacho,cidade na central mineira,tem como sujas cores o azul e branco.Não sabemos mais nada a respeito desse clube.
O Cruzeiro de Santiago (poético isso!) foi fundado na cidade gaucha de santiago no de 1967,e com poucas informações podemos supor que esse foi inspirado no clube mineiro.
Não muito diferente do que o cruzeiro de santiago,exceto por estarem localizados em lugares diferentes,o time paraibano tambem foi inspirado no clube da capital mineira.Fundado em 1969,o cruzeiro de itaporanga atualmente encontra-se licenciado mas, outrora o time chegou alcançar a elite do Estadual.
Pousando agora no Norte do pais,pois no Estado de Rondonia tambem temos um cruzeiro.Considerado ha pouco como um dos piores times do Brasil(perde apenas para seleção do Dunga),o cruzeiro da capital rondoniense,porto velho,foi fundado em 1963 e no ano passado foi um dos verdadeiros sacos de pancada do Estado.
Saindo da região Norte,voltamos a região Sudeste,onde estivemos anteriormente.No estado das mais gurias do Brasil,RJ,tem tambem alem do cruzeiro do realengo,o cruzeiro de queimados.De cores amarelo e preto,o cruzeiro do interior carioca édos mais tradicionais daquela pequena cidade.
O clube da cidade de Nova Alvorado do Sul,no MS,tambem foi inspirado na Raposa Mineira.Fundado ha pouco,em 1996,o clube disputa jogos pela LEDA de Dourados.

Longe dali,na capital amapaense,que tambem tem um cruzeiro,saiu esse escudo ao lado.Fundado em 1968,o cruzeiro de macapá foi fundado no bairro do Trem,tradicional por ter um time no futebol profissional.
Retirado do livro "Futebol, uma fantástica paixão" -que de fantástica não é só no nome- o escudo ao lado é do cruzeiro de campo grande,capital sulmatogrossense.Sua fundação remete aos anos 40.
Como aqui já citamos cruzeiros em todos os cantos do país,no enorme estado do Pará não poderia faltar o seu cruzeiro.Fundado em 1932,o cruzeiro paraense é da capital,Belém,e desde sua fundação,limita-se a campeonatos amadores.
CAC,é como também é conhecido o cruzeiro de muriaé.Fundado em 1953,o clube mineiro e assim como os outros,aqui citados,disputa somente campeonatos amadores.
E esse é o Cruzeiro de Teotônia,clube da cidade gaucha de mesmo nome.(Notem que no escudo aparece duas vezes o nome "cruzeiro".Seria pra reforçar que é cruzeiro mesmo?
Fundado em 1971,o Cruzeiro de Palhoça,santa catarina,é um tradicional clube amador daquela cidade e também da região.
Superando as expectativas,principalmente a minha,no Estado do AC tambem ha outro Cruzeiro.Este,hoje extinto,chegou a disputar por um tempo no futebol profissional daquele Estado.
Tambem do Estado de Bento Gonçalves,o cruzeiro de são gabriel (escudo ao lado) foi fundado no ano de 1951,e pior que,o clube originalmente era chamado de Manivela.Acredito que os fundadores,frutados por ter um time de nome tão desigual,resolveram seguir a vaca e mudaram o nome do para Cruzeiro.
Mais novo Cruzeiro citado até então,o time da região do ABC,foi fundado em 1999 e é pela liga local,de são bernardo,que disputa seus jogos.
E como se já não bastasse,no RS tem ainda outro Cruzeiro.Fundado em 1930,o clube de cores azul e branco,é da cidade de Flores da Cunha.
E na outra ponta (ponta? Isso é lá coisa de mesa redonda?!) do Brasil,no RN,foi fundado em 1937 o Cruzeiro de Macaíba.O clube de cores semelhantes ao clube anterior,azul e branco,tem como maior gloria os dois campeonatos do Matutão(competição local).
E na terra em que o Rei começou fazer seus primeiros gols (rei,que eu falo,não é o Roberto Carlos),Bauru,também é terra do Cruzeiro.O time local,cujo não nenhuma informação,tem cores azul e branco e,é filiado a liga local.
O Cruzeiro é da cidade baiana de Jacobina.Oque,nao conhece Jacobina? Eu poderia muito bem explicar a voce,mas irei deixar por conta da internet.Coitado do google,ele precisa de algumas atividades de vez em quando.
E esse é o cruzeiro de Dom Pedrito,ou melhor,o escudo dele.O clube foi fundado nos anos 40,e algum tempo depois,na mesma decada,o clube gaucho ganhou vaga para o amador do Estado.
Não temos nenhuma informação acerda deste clube.Sabemos que ele é da cidade de Campos Mourão(conclusão que demorei a chegar apos olhar o escudo)e que suas core são as mesma dos demais cruzeiros aqui citados.
Como se não bastasse,no PR tambem tem um outro cruzeiro,o qual tambem nao tenho maiores informações.Mas seguindo a logica do Cruzeiro,basta somente substituir a palavra "Campos Mourão" por Loanda",que vira uma otima dica.A cidade atualmente é representada pelo C.A. loandense,clube de cores vinho e branco e que foi fundado em 1960.
Talvez o mais novo Cruzeiro até então apresentado.O clube do DF,foi fundado ha 10 anos,no ano 2000 e tem sede no nucleo Cruzeiro Novo.O clube de cores azul e branco,disputa a segunda divisão do Camp. Brasiliense.
Da cidade de Cruz das Almas,BA,o cruzeiro nasceu no ano de 1967.Atualmente licenciado,o clube de cores azul e amarelo,se sagrou em 2002 vice campeão baiano,sua maior gloria ate então.
Talvez um dos escudos mais bonitos ate entao.O time do Cruzeiro (ao lado) foi fundado em 1943 na pequeníssima cidade mineira de Guidoval.E em todos esses 67 anos de vida,o cruzeiro smepre dedicou ao futebol amador.
Eis o avô de todos os Cruzeiros.O clube da capital gaucha foi fundado no ano de 1913 Acredita? 1913! O que os torna mais velho ate que o cruzeiro mineiro.o clube gaucho ganhu varios campeonatos,e o mais importantes,são: Campeão gaucho de 1929 e campeão gaucho da segundona em 2010,o que leva para seu lugar onde esteve ausente desde 1978.
Da cidade de Malhadinha,proximo a Campina Grande,veio esse escudo.O cruzeiro é um dos mais tradicional da regiao,fundado em 1992 o clube de cores azul e branca tem ate blog e orkut,o qual vocês poderão entrar em contato e visitar:http://www.cruzeirodemalhadinha.webnode.com.br/

AGORA SIM! O TÓPICO VALEU A PENA,TEMOS AQUI REUNIDOS NÃO SEI QUANTOS CRUZEIROS (NOTEM A PREGUIÇA DO AUTOR AO CONTAR OS ESCUDOS) EM DIVERSOS CANTOS DE NOSSO PAÍS.GOSTARAM? ENTÃO AMANHÃ,OU MELHOR,HOJE,MAIS TARDE,TEREMOS MAIS.IREI LEVANTAR ALGUNS CLUBES DE NOME CHELSEA A PEDIDO DO AMIGO E DONO DO BLOG DE FUTEBOL DE MESA,HUGO.
INTÉ!!





















6 comentários:

  1. Já mencionaram o "meu" CRUZEIRO, mas poderiam inclui-lo neste tópico!
    A MÁQUINA DE PEDRA DO OESTE CATARINENSE, fundada em abril de 1942 disputa entre os dias 12 e 15/11 a fase final do ESTADUAL DE AMADORES de SC.

    ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA E RECREATIVA CRUZEIRO.
    ITÁ - SC

    ROBSON VALMORBIDA - CRUZEIRO PAIXÃO!!!

    ResponderExcluir
  2. Opa Robson,ainda irei continuar com o topico.É que sao muitos os times a serem citados,peço desculpas.

    uma duvida...o cruzeiro de itá teve inspiração no clube mineiro?..abraço

    tambem peço desculpas aos demais cruzeiros... como eu disse anteriormente "são muitos os clubes a serem colocados"!

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite André,

    Não tenho esta informação precisa, mas deduzo que não, pois o simbolo (citado no blog ESCUDOS UMA PAIXÃO) e as cores (VERDE VERMELHO e BRANCO) não são as mesmas.
    O Clube original, fundado nos idos de 1930 chamava-se "Sociedade Itahiense", e depois foi refundado na data mencionada no comentário anteiror.

    ResponderExcluir
  4. Foi Mal, não percebi que o blog é o mesmo .. heheh
    Ah! vc postou no dia 22/10 o escudo do CRUZEIRO de ITÁ, onde vc achou? e as informações citadas?

    ResponderExcluir
  5. Valeu André. Muito bom e instrutivo seu blog. Estava mesmo pesquisando os Cruzeiros do Brasil, como também todos os outros Flamengos, Corinthians, Palmeiras, e por aí vai. Tenho um blog que fala sobre os clubes considerados "pequenos" no Brasil e no mundo, e seu Blog vai me ajudar a pesquisar sobre estes times.
    Se desejar dar uma olhadinha o blog se chama "Clubes em Destaque" e o endereço e´: ligeirinhoclubesemdestaque.blogspot.com
    Um grande abraço e parabéns. - Ligeirinho.'.

    ResponderExcluir