domingo, 12 de dezembro de 2010

COLECIONISMO E O FUTEBOL.

Coleção segundo consta no maior dicionário do País,o Aurélio,é: "s.f. Reunião de objetos da mesma natureza; reunião de objetos escolhidos por sua beleza, raridade, valor documentário ou preço: coleção de selos, coleção de quadros."

No futebol,no caso,são várias as maneiras que podemos colecionar a respeito.Tem uns que colecionam as tradicionais camisas ,outros que colecionam hinos,outro chaveiros,ingressos.

Camisas por exemplo,a maior coleção do país pertence á Paulo Gini,que inclusive até lançou junto com o jornalista Rodolfo Rogrigues,um livro chamado " “A Historia das Camisas de Todos os Jogos das Copas do Mundo".Paulo possui mais de 1.000 camisas em seus arquivos,em sua grande maioria antigas,como poderão ver nesse vídeo:

Ainda a respeito de camisas,podemos citar o Manula;torcedor do Atletico MG e assim como Paulo Gini,é dono de uma das maiores coleção do país,como podem ver no link:http://picasaweb.google.com/manulagalo

Existem tambem aqueles que colecionam distintivos de clubes,mais conhecido como escudinhos,e o Bindi,já falecido,era o maior exemplo disso. Luiz Fernando Bindi,35,que infelizmente veio a falecer no ano de 2008, possuia,segundo ele,cerca de 800 mil escudinhos (um recorde até então!).No seu site,hoje administrado por sua esposa,dispões algns dessa enorme coleção.Vejam: www.distintivos.com.br
Entres nos do blogs,temos alguns que dispõe de uma bela coleção,como: Roberto Saraiva,dono do blog "Paixão por escudos" ;Jorge Farah,que é um excelente desenhista de escudos,e que tem nos ajudado ;Homero Queiroga,outro blogueiro,e que tem vasta coleção em "Escudos do mundo inteiro. E o assunto de escudos não acaba por aqui,temos tambem,entre nós,um que se prende apenas a colecionar escudos de uma certa região do país,seu nome é Roselio e possui uma linda coleção de escudos gaúchos,o qual poderão ver em seus dois perfis no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=3667997263510680212 / http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=8052142551535351116

Ainda em nosso meio,existem aqueles que fogem um pouco da normalidade(se é que há uma) em colecionar,como eu e o Edu.Este ultimo por exemplo,tem um excelente blog aliado de nos pesquisadores.Cacella,coleciona cores de clubes de futebol,o qual regularmente as coloca em seu blog:http://clubecolours.blogspot.com/ .
Como eu mesmo me citei,tenho que redimir,possuo uma das maiores coleção de datas de fundação de clubes de futebol,que deve chegar perto do número de 40 000 datas em todo o territorio nacional.Coleciono tambem,embora ainda esteja começando,nomes de clubes Brasileiros,fato que Jorginaldo Moreira,de Gen. Sampaio,Estado do Ceará,possui a maior com mais 89 000 nomes.

Por fim,parabens à todos que colaboram de alguma forma com o futebol,colecionando,pesquisando,narrando jogos e ate mesmo jogando.

CASO TENHA ESQUECIDO DE ALGUÉM,NÃO SEJA TIMIDO E NOS DIGA.

6 comentários:

  1. Delicioso artigo André, muito bem elaborado e obrigado pela citação, mas você é sem dúvida um dos maiores nesta arte de colecionar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Andre, fico contente de ver como vc cresceu nesses anos e hj ja se estabeleceu nessa area de escudos..continue assim..
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Ola amigos tenho uma raridade do Time de Futebol Santos FC e gostaria de saber onde é o melhor lugar para procurar colecionadores que se interessem pelo meu artigo abaixo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-499582639-flmula-do-santos-fc-campeo-paulista-19555658-autografada-_JM

    Notar que o preço é somente para o anuncio não finalizar, eu procuro pessoas para avaliar essa Flâmula. Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, colecionar nomes de clubes foi uma grande paixão na minha vida.
    Jorginaldo Moreira - General Sampaio- CE

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, colecionar nomes de clubes foi uma grande paixão na minha vida.
    Jorginaldo Moreira - General Sampaio- CE

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, colecionar nomes de clubes foi uma grande paixão na minha vida.
    Jorginaldo Moreira - General Sampaio- CE

    ResponderExcluir