quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

E ESTE ANO,QUEM COMEMORA 100 ANOS?

  A pedido do do Homero,do blog "Escudo do Mundo Inteiro",segue uma listas de clubes que este ano comemoram 100 anos.

100 anos nem sempre podem significar festa para um clube.Coritiba,por exemplo,foi rebaixado em seu centenario.Corinthians,apesar de não ter sido rebaixado,não ganhou nenhum campeonato em 2010,ano de seu centerario.Fato que ficou conhecido por "sem ter nada" por torcidas rivais.

E este ano,quem comemora dez decadas?

Sport comercio e salgueiros ou simplesmente Salgueiros,é uma tradicional equipe portuguesa e que este ano apagará 100 velas no bolo.Fundado em 1911,o clube da cidade homonima nunca levantou a taça da elite do futebol nacional e sua melhor temporada foi em 90/91,quando fico em quinto lugar.

Longe do futebol profissional,o XV de novembro,da cidade gaucha de Campo Bom,tambem comemora 100 anos.Embora a equipe não tem titulos no futebol profissional,o Tricolor ja fez bonito em campeonato nacional.O ocorrido foi em 2004,quando gaucho chegou as semi-finais da Copa do Brasil,quando perde para Santo Andre.

Um dois maiores papões de titulos na Austria,o Fußballklub Austria Wien tambem é conhecido por ter alguns dos melhores jogadores do mundo em seu quadro,como é o caso de Matthias Sindelar.

BRAY UNKOWNS-é um time do futebol irlandes da cidade de Bray.Suas cores são preto e branco -Não tenho escudo dessa equipe-
tradicional equipe do futebol italiano,o Brescia -que acredito que ja todos ja conhecem- é um time da futebol da cidade homonima e que é conhecida por ter um dos maiores jogadores da historia do futevol italiano e que é motivo de piada para nos brasileiros,Roberto Baggio.
Clube hungaro da capital daquele pais,o Budapeste Vasas já venceu por 6 vezes o campeonato nacional,o qual está ha mais de 30 anos sem levantar o caneco.Dono de um estadio com capacidade para mais de 18.000 pessoas,o clube mudou varias vezes de nome durante a historia.
Vencedor de tres campeonatos russos e uma copa da UEFA,o CSKA é o mais tradicional e talvez,mais forte equipe daquele imenso país europeu.Ha pouco,apos ter conseguido patrocinadores de petroliferas,o clube da capital russa,Moscou,contratatou varios jogadores brasileiro,dentre o Vagner Love,hoje no Flamengo.
Conhecido como "El Torito del Mataderos",o Nueva Chicago é uma equipe do futebol argentino que leva este nome,pois na epoca em que foi fundado,o bairro onde a equipe esta situada,Mataderos,em Buenos Aires,era assim conhecida por sua similaridade com a cidade norte-americana,Chicago.Seu maior titulo ate entao foi em 1981,quando venceu a segunda divisão do futebol nacional.
Localizado em Ponte Delgada,na ilha de São Miguel,Ilha de Açores,o União Micaelense é um clube do futebol português que,na temporada 2007/2008,disputou a terceira divisão nacional.
 Clube de futebol da capital croata,Zagreb,o Dinamo é um time de futebol,que durante os 40 ate 80,foi disputou e foi campeão do Campenato da extinta Iuguslavia.No campeonato croata,a equipe coleciona 12 titulos.
Uma das equipes de maior numero de acesso em campeonato divisões inferior do Estado de SP, o Jaboticabal Atletico ou Esquadrão de Aço,como é apelidada,é tambem uma das tradicionais e antiga do Estado.Fundado em 1911,a equipe ganhou esse apelido  em 1938,quando numa serie de 34 jogos;a equipes venceu 24,empatando 4 e perdendo as outras 4.Embora reestabelicido em 2002,a equipe Estoniana JK Tallinna Kalev foi fundada ha exatos 100 anos,em 1911 e,ate então,a eqipe so levantou duas taças do campeonato nacional.
equipe da pequena cidade norueguese que tornou-se conhecid por receber os jogos de inverno em 1994,Lillehammer.Fundado em 1911,a equipes de cores azul e branco a disputa a segunda divisão do país.
Palmeiras foi um time de futebol do tradicional bairro do São Cristovão,Rio de Janeiro.De cores azul,preto e branco,a equipe chegou a vencer tres campeonatos antes do seu fim,sendo dois na divisões menores do Estado (segunda e terceira) e outra no torneio inicio,1921,dez anos apoos sua fundação.
Mais clube de futebol daquela cidade carioca,Petropolis. Fundado em 1911,o Petropolitano não disputa uma partida como profissional desde 1952,quando  o Campeonato Fluminense deixou de ser amador.

Fundado em 1911,o Kecskeméti TE é um clube do futebol hungaro cuja as cores são essas que estão vendo ao lado,azul e branco.
Um dos clubes mais antigos da capital Polonesa,Varsovia.O Polonia Warszawa- polonês- foi fundado no ano de 1911 e,tendo participado de diversos campeonatos europeus,o clube de cores preto e branco é um dos mais tradicionais daquele.
De Miguel Pereira,cidade carioca na regiao de Vassouras. O Portela tem varios titulos pelo Liga Vassourense e tendo ate participado de uma competição profissional,quando  disputou a terceira do Rj em 1989.
Vice campeão mineiro de 1990,o Ribeiro Junqueira,time de futebol de Leopoldina,região de Cataguases,fundado em 1911 e que,em 1991,um ano apos o vice campeonato da segundona,disputa a elite e é rebaixado.Desde então o clube não tem disputado nenhuma outra partida como profissional.

3 comentários:

  1. Só uma correcção.
    O Salgueiros é da cidade do Porto e não faz 100 anos, o clube faliu à alguns anos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Nada mais justo que homenagear os clubes centenários, e fico muito feliz e orgulhoso pelos 100 anos do JABOTICABAL ATLÉTICO, campeão paulista em 1989 e 1990 da segunda e terceira divisão, uma dos times mais tradicionais do estado de São Paulo, parabéns eterno esquadrão de aço!

    ResponderExcluir