domingo, 13 de março de 2011

VATICANO E O SANTO FUTEBOL

 Para aqueles que nao conhecem, Vaticano é centro da religiao catolica no mundo. Com um pouco mais de 800 habitantes,o país é habitado somente por aqueles que tem alguma função naquele Estado. São guardas,funcionarios e ate mesmo o habitante mais ilustre,o Papa.

Talvez todos aqui conhecem ou ja ouviram falar deste lugarejo, mas acredito que nem todos sabiam que eles também jogam futebol e tem uma seleção. Disputando somente amistosos,a seleçao de futebol do país foi criada em 1972,mas somente em 2002,trinta anos depois,é que joga sua primeira partida. A partida foi amistoso,claro (como citei acima,o time só joga amistosos),e foi contra um outro país de territorio minusculo, Monaco.  Jogando em casa,na Italia,a Santa seleção ficou apenas no empate contra o time de uniforme vermelho e branco. - Vale lembrar que a seleção de Monaco conta alguns jogadores de nomes e que jogam  em times grandes,como A.S. Monaco,por exemplo.

 Depois desse episodio,a seleção da terra do Papa  e que é formada apenas por guardas,disputou mais alguns amistosos.San Marino,Eslovenia  e Austria foram os adversarios. Perdendo quase todas,a desconhecida e fraca santa seleção conseguiu,com muito esforço,um  empate com San Marino em zero a zero.- Evitando assim um fiasco daqueles,imagine só!

 Nao podendo filiar-se a FIFA,a seleção de uniforme amarelo e branco vem fazendo planos de filiar-se a NF Board,que é uma especie de FIFA para países que nao sao filiados ao maior orgao do futebol mundial. Com sede em Liége,na Belgica,a NF Board promove jogos entre seus filiados. Padania,regiao separatista da Italia,inclusive,é filiada a este orgão e é bicampeã do campeonato mundial.


   COMENTEM,DEÊM SUGESTÕES OU APENAS ADICIONE ALGUMA INFORMAÇÃO. O BLOG SERVE PRA ISSO,AMIGOS!

6 comentários:

  1. fala brother, muito legal este post sobre os "craques" do Vaticano. e quando tiver um tempo na tua agenda passa nos Escudos do Mundo Inteiro e confere a nova série, acho que tens culpa na publicação. heheheheh

    abração - Homero Queiroga - Pelotas-rs

    ResponderExcluir
  2. sempre esotu olhando o seu blog,homero! hahaha Alias,acho fantastico,mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Blza André... Parabéns pelo blog... ele está ótimo... Sobrando um tempinho de uma olhada no http://mundodosescudos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. estou sempre fazendo isso,caro!

    é uma pena que não consegue atualiza-lo com mais frequencia.

    ResponderExcluir
  5. O problema da seleção do Vaticano é que os jogadores não podem dedicar-se somente ao futebol, sendo apenas uma atividade física para eles nas horas vagas. Soube que lá existe até uma "liga" com times de vários setores de serviços da Santa Sé. A maioria dos esportistas são italianos e suíços.

    ResponderExcluir
  6. Sim,Milton,la exista uma liga de futebol. Os times são de acordo com area em os jogadores -funcionarios atuam.Por exemplo,ha o time da biblioteca,dos guarda suíça e assim vai.

    Obrigado,Milton,pelas informações. O blog tem muito a ganhar com voce,também!

    ResponderExcluir