segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Andorra em escudos

Aproveitando o desfecho deixado pela serie de reportagens exibida pelo Esporte Espetacular sobre as piores seleções do mundo, trago à voces, já que este blog é de escudinhos, vários brasões importantes do futebol Andorrenho.

Este é CF Andorra, de Andorra-la -velha, criado em 1942, talvez um dos mais antigos do país. A heraldica do escudo se assemelha com a de clubes espanhois, ostentando simbolos locais.

Além do FC Lusitans, citado na matéria do programa da Rede Globo, o futebol de Andorra tem um outro representante da colonia portuguesa. Criado em 2003, o FC Casa do Benfica, como o nome e o escudo podem indicar, foi inspirado no tradicional clube português homonimo.


Sem sucesso em seu país de origem, os argentinos Ezequiel, Emmanuel Goldschimidt e Maximiliano Adaime foram tentar sorte jogando na Andorra, pelo FC Encamp, da freguesia de mesmo nome. Com isso, o clube fundado em 1950 é um dos poucos que mantém jogadores de outras nacionalidades.

FC Santa Coloma é um time de futebol que pertence ao povoado de mesmo nome, a 2 km de  Andorra -la- velha. No seu escudo ,além de das cores amarelo,azul e vermelho que pertenem a bandeira do país, podemos notar uma pomba. A explicação para isso é que o lugarejo onde está situado o clube é famoso pela Igreja de Sta. Coloma, citada pela primeira vez em 1040. - Ea pomba pra simbolizar a paz. Ja a equipe não é tão antiga assim. Foi fundada em 1986.


A equipe, que disputa o campeonato nacional, é uma das mais tradicionais do país. Embora nova, fundada em 1989, e sem nenhuma participação em campeonatos europeus, sempre dá trabalho aos grandes. Em seu escudo,quase tudo foi criado pra representar Andorra. Alem das cores amarelo,azul e vermelho,que estampam a bandeira nacional, o nome principat, que do portugues é principado, representar a forma de governo da nação. Ja a heraldica, se voces repararem bem, se assemelha ao formato da coroa de príncipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário