domingo, 5 de agosto de 2012

Nauás E.C. - Cruzeiro do Sul (AC)

Lembrado pelo  Marcel Santos, acreano e um dos membros da comunidade Futebol Alternativo, o Nauás EC, time de futebol profissional do municipio de Cruzeiro do Sul que disputa a primeira divisão daquele estado, possui um escudo, no minimo, estranho.

Segundo clube mais antigo do estado, fundado em 1923, perdendo apenas para o tradicional e multicampeão Rio Branco, o Nauás EC,  de Cruzeiro do Sul, municipio acreano a 632 km de Rio Branco, perto da Republica do Peru, apesar da idade, só iniciou sua vida no profissionalismo em 2008. Ate então, limitava-se apenas a disputar partidas amistosas e torneios amadores.

Em 2009, na sua segunda participação no torneios estadual, fez história. Após boa campanha na primeira fase, a equipe do Vale do Juruá foi finalista do segundo turno, tendo empatado a grande final por 1x1 com o Juventus, perdendo na disputa dos penalties por 3 a 1. No campeonato seguinte, em 2010, repete o mesmo resultado, perdendo agora para o tradicional Rio Branco e, assim, ficando com o vice campeonato. Colocação essa que deu ao time uma vaga na série C do campeonato brasileiro, já que a equipe da capital acreana, campeã, já disputava a competição. E foi neste campeonato, ainda no mesmo ano, que a equipe fez a melhor campanha de sua história, ficando com 39° colocação.

O ESCUDO

Apesar de pequeno, pode ser observar no escudo acima a figura de um índio. Isso, na verdade, é o mascote do time, o cacique, que lhe rendeu o apelido de Cacique do Juruá, já que a cidade de Cruzeiro do Sul, como toda a região Amazônica, tem grande reservas florestais.

O NOME

Nauás é o de uma das principais tribos indigenas na região. Na cidade, alem do time, outros lugares tambem recebem este nome, como o teatro local por exemplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário