sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Decifrando o escudo: Arsenal (ING)

Que o Arsenal possui um dos melhores times do mundo, todo mundo sabe. Agora a sua origem e os componente de seu escudo, poucos conhecem. E é sobre isto que irei tratar neste topico, na volta do Dentro e fora de campo.


Uma das primeiras equipes de futebol do mundo, o Arsenal FC foi criado ainda no seculo retrasado, em 1886, sob o nome de Dial Square FC Woolwich, por trabalhadores da Royal Arsenal. Pouco tempo depois, ainda neste mesmo ano, muda de nome para Royal Arsenal, permanecendo assim ate 1891, quando passa a se chamar Woolwich Arsenal. Esta, entao, seria a penultima mudança de nome, ja que, em 1914,  passa a denominar-se Arsenal F.C.
E hoje, mais de 100 anos desde que foi fundado, a equipe coleciona titulos e glorias. Alem de possuir uma das maiores torcidas do país, com simpatizantes ate fora dele, o time londrino tem ainda diversos titulos, como 13 da Premier League e 10 da FA Cup.


 O ESCUDO

Segundo o livro Os distintivos de futebol mais curiosos do mundo, escrito pelo pesquisador Jose Renato S. Santiago Jr., o canhao, presente no interior do escudo desde 1888, desde os tempos de Royal Arsenal, mas que naquela epoca eram tres e apontados pra cima, é uma alusao a fabrica de arsenais de guerra do mesmo nome, dona do time.  Ja as cores, vermelho e branco, vem do tempo em que o time ainda se chamava Dial Square, quando recebeu uma doação de camisa do Nottigham Forest, clube que hoje disputa a segunda divisao inglesa e que veste o mesmo uniforme.

Gostou? Entao, nao deixe de comprar o livro Os distintivos de futebol mais curiosos do mundo, do pesquisador, engenheiro e jornalista Jose Renato S. Santiago Jr, que conta ainda com a participação do finado e grande colecionador de escudinhos Luiz Fernando Bindi, dono de uma das maiores coleções do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário